Apoiadores

  

  

 

 

 

Nascente do Rio Tietê

Berço do rio mais famoso do estado, a pequena Salesópolis tem como principal atrativo o Parque Nascentes do Tietê, uma área de preservação ambiental em meio à Serra do Mar

A atividade consiste na observação e análise do rio Tietê e de seu entorno, fazendo com que os alunos percebam as diferenças existentes ao longo do trajeto, desde São Paulo até a nascente. Valendo-se dos conhecimentos adquiridos na sala de aula, e das observações feitas durante a viagem, os alunos podem constatar a real importância da preservação dos rios e avaliar assim os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente.

Visita ao Museu de Energia de Salesópolis

A Empresa Força e Luz do Norte iniciou, em 1911, a instalação de uma hidrelétrica na cachoeira dos Freires, situada no rio Tietê. Foram construídas uma barragem, uma casa de máquinas e uma casa para o operador da usina. 

Inaugurada em 1913, a hidrelétrica gerava energia para cidades como Mogi das Cruzes, Salesópolis e Caçapava.

Em 1927, a Força e Luz do Norte foi comprada pela The São Paulo Light & Power, que promoveu várias obras de ampliação e modernização da usina. Nas décadas de 1930 e 40, outras quatro moradias foram construídas, formando uma vila residencial. Em 1981, a Light deu lugar à Eletropaulo. Mas o modelo energético brasileiro do período, baseado nas grandes hidrelétricas, provocou a desativação da pequena usina em 1988.

Em 1998, a Usina de Salesópolis foi doada para a Fundação Energia e Saneamento, que iniciou as obras de restauro do conjunto. Em março de 2008, a usina voltou a gerar energia.