Apoiadores

  

  

 

 

 

Projeto Tamar

O Projeto Tartarugas Marinhas – TAMAR foi criado em 1980 para proteger da extinção as cinco espécies de tartarugas que utilizam o litoral brasileiro para se alimentar e reproduzir.

A Base do Tamar conta com um Centro de Visitantes onde estão expostos em tanques e aquários exemplares vivos de quatro espécies de tartarugas marinhas, réplicas e silhuetas em tamanho natural, painéis fotográficos, museus com peças biológicas, auditório para exibição de vídeos educativos, sala de recreação infantil, loja de souvenires e lanchonete.

O TAMAR vem atuando em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, desenvolvendo o programa de proteção das espécies em áreas de alimentação, com atividades voltadas à educação ambiental, pesquisa científica e ações sociais e comunitárias envolvendo os moradores locais.


Aquário de Ubatuba

Criado e gerenciado por dois colegas oceanógrafos (Hugo Gallo e Eduardo Radwanski) desde fevereiro de 1996, o Aquário de Ubatuba é hoje um dos grandes atrativos turísticos do gênero na região. Boa parte do sucesso é garantida pelo tanque Oceânico, um dos maiores do País, com capacidade para 80 mil litros. Inúmeras espécies de raias, tubarão-lixa, moréia pintada, lagostas, budiões, donzelas, garoupas, dentre outros, compõem o espaço que agora conta com mais uma espécie de tubarão: um filhote de Mangona (Carcharias taurus), nativa do litoral brasileiro e que pode atingir cerca de 3,5 metros de comprimento.

Sucesso entre a garotada, o tanque de contato também é um dos destaques. Neste espaço, é permitido tocar e conhecer, por meio dos monitores, curiosidades sobre as estrelas do mar, raias, ouriços e lagostas. Para completar a diversão, uma das atrações mais recentes é o Pinguinário, onde o visitante pode ver de perto os curiosos e fascinantes Pinguins-de-Magalhães. O recinto de 40m² exibe uma bela cenografia imitando o ambiente natural desses animais, com temperatura e iluminação adequadas para eles.